Quero investir em criptomoeda e não sei por onde começar
- D. Izidoro
- 10 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2018
Eis aqui um breve início
Se você está começando a se interessar agora pelo assunto mais falado ultimamente eis aqui algumas dicas de por onde você pode começar.
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em Bitcoin, blockchain, criptomoeda, acertei?
Se ainda não ouviu, não se sinta um alienígena. Uma hora ou outra certamente ouvirá, nem que seja em uma roda de amigos. Fique tranquilo.
Ou ainda, você pode ter até ouvido alguma coisa, mas ficou boiando, sem entender bulhufas. Criptoquê?

Os noticiários estão repletos de notícias sobre criptomoedas. Especialistas convidados em telejornais adoram falar sobre a mais famosa entre elas, a Bitcoin.
Recentemente a moeda digital denominada Bitcoin atingiu um valor monetário histórico. Ultrapassou a marca dos US$ 18.000. Para se ter uma noção ela supera de longe o valor da onça de ouro (US$ 1.314).
Somente no ano de 2017 ela valorizou cerca de 900%. Tudo isso parece assustador, mas se buscarmos um pouco de informação, começaremos a entender a origem e proposta por trás das criptomoedas e o alvoroço que elas causam no mercado.
Na prática, uma notícia sobre uma empresa qualquer do Vale do Silício que passará a aceitar bitcoins faz os preços dispararem. Da mesma forma que um ataque hacker em uma Exchange sul-coreana assusta parte dos “investidores”, que alarmados e receosos retrocedem seus ativos e assistem os preços da criptomoeda despencar.
Cada moeda lançada no mercado por meio de ICOs tem uma proposição de valor, ou seja, um motivo pelo qual ela foi criada. Registrar contabilmente transações, firmar contrato entre partes e até mesmo processamento de dados são algumas das funcionalidades oferecidas pelas criptomoeda. Por ter código aberto tem a capacidade de dar origem a novas tecnologias, como aplicativos descentralizadas (dapp).
Se a indústria entende que tal funcionalidade é promissora, a moeda por sua vez ganha valor monetário, justamente por demandar interessados em adquiri-la.
Toda essa valorização não passa realmente de especulação. A teoria da Oferta vs. Demanda explica as oscilações. Temores de nova bolha não são remotos. Entretanto muita gente está ganhando um bom dinheiro surfando nessa alta valorização. Para saber até quando a maré estará favorável, ou onde a valorização se consolidará, não tem jeito, somente buscando informação.
Bom, mas a ideia deste post não é me aprofundar nesses detalhes. E sim, compartilhar algumas ferramentas e fontes que darão a você base para decidir se quer ou não trocar reais por moedas digitais.
Veja alguns materiais e links interessantes
Aqui mesmo no blog podemos contar com um resumo do filme Bitcoin on Banking. Recomendo iniciar pelo documentário de aproximadamente 1h20, mas se não tiver tempo para isso, 5 minutos de leitura já te dá uma boa ideia de como a Bitcoin foi criada e os principais marcos da sua recente história. (https://infoblogchain.blogspot.com.br)
No site Investing.com (https://br.investing.com/currencies/btc-brl), em tempo real conseguimos acompanhar cotação da criptomoeda, variação, histórico, padrões de candlesticks, status de compra e venda e muito mais. A Investing.com também conta com um aplicativo para celulares. E a dica que dou é adicionar alertas para receber notificações sobre as variações na cotação. Essa é a melhor forma de comprar na baixa e vender na alta que vai estar ao seu alcance.
Exchanges nacionais, como Foxbit e Mercado Bitcoin podem te dar maior confiança ao saber que aqui no Brasil existem empresas consolidadas fazendo câmbio. Ou seja, você fará uma transferência para uma dessas empresas no valor que deseja trocar por bitcoins, por exemplo. Dentro da plataforma poderá manter saldo em real e Bitcoin, e a correção do valor é feita “em tempo real”. Entre aspas, pois existe um delay aceitável. A opção de ordem de compra está disponível nas versões pagas das plataformas.
Se precisar de um horizonte apontando para onde os valores tendem estar daqui a 4 meses, certamente o site Bitcoin forecast deve estar em seus favoritos. Além do gráfico long term, logo abaixo o short term demonstra qual um cruzamento entre a projetado versus realizado em 3 dias. Notícias relacionadas e os comentários do site lhe dão pistas de como o mercado reagirá nas próximas horas. (https://www.bitcoinforecast.com/foxbit).
A expressão nunca deixe seus ovos em um cesto só é bem utilizada pelos investidores de criptomoedas. Além de sugerir pulverizar seus investimentos aconselho, no caso da moeda digital, que tenham onde guardar de forma segura. Uma carteira (wallet) como a Blockchain lhe oferece segurança e alternativas que valem a pena conferir. (https://www.blockchain.com)
Agora se deseja adquirir outras criptomoedas, conhecidas como altcoins. Um bom site para se encontrar um conteúdo vasto sobre o assunto é o alcoin.com.br. Exchanges renomadas para compra de criptomoedas no exterior são: Poloniex, Bittrex e Kraken.
Acredito que com essas poucas informações já poderá pular do estágio de totalmente leigo para ligeiramente entendido. Para que você comece a manjar mais do assunto acompanhe os próximos posts. Juntos vamos desbravar esse mundo de valores criptografados!
Comments